Jericoacoara
Da nossa viagem pelo litoral brasileiro, até o Maranhão, chegamos a este destino, que é um dos mais procurados no mundo. Um paraíso rústico, onde lampiões e velinhas iluminam as noites, pelas ruas de areia da Vila de Jericoacoara, Ceará. Quer saber mais sobre este lugar encantador? Continue nesta postagem!
Por via terrestre, de carro, saímos de Fortaleza, pegando a BR 222, que depois vira CE 313 e após a CE085.
Existem duas formas para chegar de CARRO, até Jericoacoara, por Preá, e pela Vila de Jeri, que foi o caminho que escolhemos.
Um caminho bem difícil para encarar de carro comum, mas não é impossível (esteja preparado caso atole), pois encontra muita areia solta, e tem que circular pela praia também (verificar possibilidade, pois teve algumas vezes que impediram carros de circular pela praia). A DICA é murchar os pneus e na entrada do Parque Nacional de Jericoacoara, pagar um guia, existem os que guiam o teu carro, e tem os motociclistas que guiam te acompanhando, foi o que escolhemos.
Todas informações no vídeo abaixo, com imagens da região que tem que percorrer.
Ao chegar a VILA DE JERICOACOARA, o carro tem que ficar em um estacionamento particular, pois é proibido circular de carro particular por Jeri, somente com os buguis e jardineiras que se contratam por lá. Outro lembrete importante tem que pagar a TAXA DE TURISMO, ao custo de 5 reais POR DIA, por pessoa. Idosos com mais de 60 anos e crianças até 12 anos, não pagam. Indicamos pagar esta taxa antes de chegar a Vila, pode ser feito pela internet, para não ter que ficar procurando o local para este pagamento, na entrada da Vila.
Tenha em mente, que na Vila não tem bancos e supermercados, é UMA VILA DE PESCADORES, muito charmosa, aconchegante, com muitas pousadas e hotéis, para todo tipo de GOSTO e BOLSO.
Largamos nosso carro no estacionamento e pegamos a jardineira (uma camionete com vários lugares) e fomos para a POUSADA VIVA JERI, que foi a que escolhemos. Perto da praia, preço acessível, com boas acomodações e um excelente café da manhã, regado a frutas e tapiocas feitinhas na hora.
Pousada VIVA JERI Endereço: R. do Forró, 207, Jijoca de Jericoacoara - CE Telefone: (88) 99719-0011
O que fazer em Jericoacoara.
Temos pontos principais que todo turista deve procurar fazer, nesta região maravilhosa, de Jeri.
Veja as dicas nos vídeos abaixo, e depois nas descrições que fizemos:
1- TRILHA PARA A PEDRA FURADA PELA BEIRA DA PRAIA
Existem duas formas de ir até um dos pontos turísticos mais procurados em Jeri, a PEDRA FURADA, como um portal feito de pedras, naturalmente esculpido pelo mar, através dos milhões de anos. Saindo da Vila de Jeri. Caminhando pela beira da praia , ou por cima das dunas, dependendo da maré (isso é um ponto a observar antes de ir). Ou contratando passeios com guias de buguis, ou charretes.
Caminhando pela beira da praia, dá uns 40 minutos, são uns 3 km. Ao logo do caminho conseguem ver grutas, piscinas naturais, pedras, e a vegetação com vários cactos pela trilha - se for por cima das dunas.
No nosso caso, fomos por cima das dunas por causa da maré alta, no início da manhã, e retornamos pela beira da praia, ora passando por pedras, ou pela areia, encontrando muitas maravilhas pelo caminho, conforme dá para ver no vídeo.
Ao chegar no PORTAL PEDRA FURADA, observe as CORES diversas e impactantes que é formado esta Pedra Furada, que fica da Região de Serrote.
DICA: Melhor época de ir, é de 15 de julho a 15 de agosto, quando o Pôr do Sol se encaixa perfeitamente no buraco da Pedra. Reserve um dia inteiro, só para esta trilha, se for caminhando, pois terás muito o que desbravar, vá com tempo, sem pressa e aproveite o privilégio de estar por ali.
2- DUNA DO PÔR DO SOL
Quem chega de carro em Vila de Jeri, fica na parte mais charmosa da região do Parque de Jericoacoara, e ainda se instala bem pertinho da duna incrível, a Duna do Pôr do Sol.
O Amanhecer, e o anoitecer, é o POINT dos turistas, que sobem seus 30 metros de altura para assistir o espetáculo da natureza o SOL e seu esplendor, assim como as cores que a duna descortina ao longo do passar das horas, seus tons do bege ao rosado, conforme a iluminação do dia.
Centenas de pessoas ficam até o Sol de pôr e aplaudem no final do evento. É de se emocionar!
DICA: Experimente os dois momentos, o nascer e o pôr do Sol, sobre esta duna.
3- PISCINA NATURAL AO LADO DA DUNA PÔR DO SOL
Para quem gosta de aventura e esportes, pode fazer windsurf na piscina natural ao lado da Duna do Pôr do Sol. E para quem não quiser, ficar observando o movimento já é especial.
DICA: É possível passar por cima da Duna do pôr do Sol pagando passeio a cavalo, ou pagando um passeio de bugui.
4- NOITE NA VILA DE JERICOACOARA
A noite percorra as ruas de areia da praia, na Vila de Jeri. É possível passar entre as pousadas, restaurantes, lojinhas, carrinhos de lanches e bebidas. Ruas charmosas e encantadoras, com sua iluminação com velinhas e lampiões.
5- ÁRVORE DA PREGUIÇA
Entre o caminho de Vila de Jeri, ao Preá, que percorremos pela beira da praia, de carro, tem a famosa Árvore da Preguiça, árvore nativa da região, que se curvou com o tempo, com os ventos da região. São lindas as fotos que dá para fazer por lá. Para quem não está de carro próprio, dá para pagar o passeio de bugui e fazer esta parada.
DICA: Não vale a pena pagar um bugui só para ver a àrvore, já que fica na beira da praia e só tem ela para visitar ali onde ela se "debruça", aproveite e emende o passeio a Lagoa Azul, e a que recomendamos a LAGOA DO PARAÍSO.
6- LAGOA AZUL/ BURACO AZUL
Entre o caminho pela praia, da Árvore da Preguiça, chega-se até o Preá, e de lá da para seguir até a Lagoa Azul, menos visitada que a Lagoa do Paraíso, pois não tem estrutura, vale a visita pela cor da sua água. (Nós só passamos por ela).
DICA: Se estiver com carro próprio peguem indicações, ou paguem um guia, é fácil ATOLAR por esta região- murchem os pneus. É fácil se perder pelos caminhos feitos nas dunas de areias fofas. Se preparem para uma baita aventura. E se atolar, cuide, o calor é intenso e ficar esperando ajuda com um Sol forte sobre a cabeça, não é nada animador. (Sabemos bem disso, pois atolamos duas vezes e sofremos até passar alguma camionete ou bugui, que é o que circula, que quisesse nos ajudar).
7- LAGOA DO PARAÍSO
No caminho da Lagoa Azul, adentrando Jijoca de Jericoacoara, chega-se a Lagoa do Paraíso, que como o nome já diz, realmente é um paraíso. Famosíssima pelas redinhas colocadas dentro da água, convidando a ficar ao menos um dia inteiro. Tem estrutura: banheiros, restaurantes e a todo instante chegam os buguis com turistas.
DICA: Passe bastante protetor solar e aproveite as redes dentro da água.
ASSISTA OS VÍDEOS QUE INDICAMOS, TEM TODAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUEM VAI A JERI, INCLUSIVE OS MAPAS INDICANDO OS LUGARES.
E CONTA AÍ, NOS COMENTÁRIOS, JÁ INCLUÍSTES JERICOACOARA, CEARÁ EM SUA LISTA DE DESEJOS DE LUGARES PARA CONHECER?
A REGIÃO DE JERICOACOARA NÃO É TÃO GRANDE. UM PASSEIO DE TRÊS DIAS JÁ É SUFICIENTE, MAS SE QUER MESMO EXPLORAR BEM, RECOMENDAMOS UNS CINCO DIAS, PARA APROVEITAR E DESCANSAR DAS TRILHAS, DOS BANHOS, DOS PASSEIOS.