Caleta Olivia
A admirável LOBERIA em Caleta Olivia - Patagônia Argentina
A palavra CALETA em espanhol tem os seguintes significados:
*Lugar onde se guarda ou onde se esconde algo; *Pequena enseada; *Associação de carregadores de mercadorias nos portos do mar.
Próximo ao nosso ponto de destino, a paisagem e a estrada mudam, a trinta quilômetros deixa-se para trás as monótonas linhas retas para aventurarmos em curvas a beira das montanhas e com o avistamento do mar, nosso incrível, e muito azul, Oceano Atlântico.
Situada na Província de Santa Cruz, Patagônia Argentina, Caleta Olivia, os mais de 65 mil habitantes tem parte de sua economia na exploração de petróleo, que cresceu por volta de 1943, com a instalação do YPF, (que explora e distribui combustíveis pela Argentina, rede de abastecimentos), além da indústria pesqueira e também pelo turismo.
No centro da cidade há um grande monumento em homenagem ao trabalhador patagônico e a indústria petrolífera, o Monumento al Obrero Petrolero - El Gorosito. Com 13 metros de altura, inaugurado em 13/12/1969. Curioso é que este monumento fica em frente a um posto de combustível da Petrobras.
Oito quilômetros antes de chegar ao centro de Caleta Olivia, a direita no sentido Sul-Norte, encontra-se a LOBERIA. Não há placas indicativas pelo caminho, o jeito é ficar atento ao movimento de carros e pessoas no acostamento da estrada.
Única indicação que fica na praia:
Na “pequena enseada”, em certo ponto da praia, magistralmente está coberta por centenas de lobos e alguns leões marinhos, encantando aos viajantes que percorrem a RUTA NACIONAL 3, pelo litoral argentino “LA LOBERIA”. Estas centenas de lobos que hoje avistamos, nem de longe representam os milhares que haviam espalhados pela costa, pois com o tempo milhares foram sendo dizimados pelas pessoas que os capturavam para pegarem sua carne e gordura.
Nestas paragens fomos duas vezes, no entardecer do dia que chegamos a Caleta Olivia (10 de fevereiro de 2018), e no amanhecer do outro dia (11/02). Duas percepções diferentes de um mesmo lugar. * Fotos acima do dia 10/fev/2018. Abaixo no dia posterior.
Um encanto ver os animais sem restrições, em seu hábitat natural, sem interferência humana, sem os animais estarem em um cercado.
Esperamos que ao se aproximarem para fotografar não deixem suas marcas através de seu LIXOS, que deixem apenas as suas PEGADAS NA AREIA. E lembre-se cuidado ao se aproximarem dos lobos e leões. Eles estão ali descansando, vivendo seu ciclo natural neste mundo. Respeite e preserve-os, para que futuras gerações possam ter o mesmo nosso privilégio, de poderem ver estes animais bem de perto.
Depois desta magnífica visita aos lobos e a cidade, pegamos novamente a Ruta 3, que encontra-se cheia de ondulações devido ao intenso tráfego de veículos pesados, quem anda de moto deve atentar-se mais ainda. A vista é linda até Comodoro Rivadávia, que foi nosso próximo ponto de parada.