Estación Baquedano - Antofagasta
Uma estação ferroviária em pleno deserto?
Percorrer de carro as vias que levam ao Deserto do Atacama é sempre uma surpresa!
São várias as cidades, cemitérios e até uma estação ferroviária, que encontramos desabilitados, abandonados, em fantasmagóricos ambientes em pleno DESERTO DO ATACAMA. Testemunhos de uma época áurea no Chile e que o tempo se encarrega de empoeirar, corroer, mas jamais deixar esquecer, pois se tem um país que prima por sua História, com certeza o mesmo está incluído. Não há um lugar neste país, do Norte ao Sul, que não tenha ponto de informação turísticas, placas indicativas e informativas, folders e livros distribuídos gratuitamente nos pontos de apoio aos visitantes.
A Estação Ferroviária BAQUEDANO, fundada para atender as necessidades de um acordo feito com o governo da Bolívia entre Chile, para remanejo de minerais entre as regiões, em 1886, se localiza em Antofagasta, na comuna de Sierra Gorda. Pertenceu a FCAB (Ferrocarriles Antofagasta-Bolivia) e serviu para transporte de carga e passageiros gerado pela grande atividade salitreira* e de mineração, principalmente do cobre (que é feita até hoje), que teve seu auge na década de 1910.
Neste museu a céu aberto e em seu local originário, encontramos seis locomotivas a vapor, de fabricação alemã e norte-americana, vagões de transporte de carga e de passageiros, além de dormitórios e a estação com sua bilheteria.
Um lugar tão impressionante que serviu de cenários para filmes. E podem ter certeza que o impacto da visitação leva teu coração e mente a absorverem toda aquela atmosfera de um período em que tudo por ali fervilhava e hoje são marcas estacionadas no tempo, marcas estas que te marcam para sempre!
Visitamos este local mágico em 01 de fevereiro de 2016, quando fizemos a viagem de carro, de Pelotas, capital Santiago ao Norte do Chile, incluindo o Deserto do Atacama. Foram nove mil Km, ida e volta, no verão de 2016.